02 outubro 2011

Gigolôs de ratinhos: Não somos turistas das células-tronco!

Kleber - Antes e Depois
Se existe algo que pode transtornar um pai ou uma família é uma doença que aflige um filho ou ente querido, principalmente quando a doença é degenerativa progressiva e esse paciente reside no Brasil.

Não bastasse o caos da saúde pública e privada no país, falta de recursos, a incompetência médica pela péssima formação nas escolas e universidades brasileiras, a roubalheira promovida pelos partidos políticos que rateiam os ministérios, a ganância financeira dos laboratórios, a má distribuição das poucas verbas, a fogueira de vaidades que permeia nossos pesquisadores, a mídia subserviente e omissa, vem agora alguns cientistas da área nos “rotular”, para encobrir suas próprias incapacidades, de “turistas das células-tronco”.


Todos nós residentes no Brasil, que temos no seio familiar parentes portadores de patologias degenerativas e que estamos cansados de percorrer o Brasil e exterior e ter portas batidas na cara, e ouvir declarações como: “célula-tronco” não é para geração de seu filho”, ou em 2001: “...dentro de 06 a 10 anos teremos alguma coisa concreta” ou ainda: "..utilizamos cobaias animais, pois em seres humanos pode ser catastrófico, podem provocar tumores...etc...”, em Milão “...seu filho tem 2 anos de vida...” e outras besteiras que saem da cabeça de pesquisadores brasileiros descompromissados com o tempo e que não tem na família alguma situação igual ou se têm, esta tratando às escondidas. Afinal, o que é pior? Morrer pela doença ou pelos novos hipotéticos tumores? Prefiro que meu filho morra de tumores que ter o remorso de não ter ido em busca da esperança. Não posso viver com essa dúvida, ...eles podem!

Fomos sim à Beijing e iríamos à p.q.p. se nos acenassem com um mínimo de esperança e, para nós, os resultados obtidos foram sensacionais e estamos felizes com a significativa melhora de nosso filho, (vejam aqui fotos comparativas) como também felizes por outra situação maravilhosa que aconteceu com outra criança, portadora de Moyamoya, e, em nenhum desses casos houve “turismo”, houve sim, desespero! O que acontece é que ninguém se interessa por resultados positivos, querem é alimentar a vaidade e manter-se na eterna dependência do FDA.

Recentemente, através de contato com nosso blog, foi à Beijing uma senhora portadora de DM tratou-se lá e o e-mail que recebi dela me deixou deveras feliz, dizia: “...o meu CPK (creatinofosfoquinase) sempre foi muito elevado, agora refiz o exame e para surpresa o CPK, pela primeira vez em minha vida, está normal...) para ilustrar:

A creatinofosfoquinase (CPK), também conhecida como creatina quinase (CK) ou creatina fosfoquinase é uma enzima que vaza de um músculo deteriorado. Quando se encontram níveis elevados de creatina quinase em uma amostra de sangue, isso geralmente indica que o músculo está sendo destruído por algum processo anormal, tal como uma distrofia muscular ou uma inflamação. (Fonte: Wikipédia)

Tenho mantido contato com muitos portadores dessas doenças degenerativas e o que mais me admira são o otimismo e a esperança que os move, as quais compartilho, entretanto, essa não é a postura dos senhores da medicina brasileira, justificam suas posturas frias e calculistas com a falta de verbas, os políticos, (malditos políticos), sempre priorizam seus interesses, o sucesso do tratamento de meu filho, cujos exames atuais provam isso, não me deixam admitir ser chamado de turista, mesmo porque somos muito mais corajosos que esses gigolôs de ratinhos. Chamam-nos de turistas, mas o que nos oferecem nesse país líder em desigualdades!

Assim como proliferam no mundo clinicas de tratamento com células-tronco, nem todas confiáveis, prolifera aqui no Brasil associações, institutos e organizações que “falam e apoiam” pesquisadores e médicos, algumas até com verbas governamentais, outrossim, nenhuma pode oferecer à alguém qualquer esperança, muito menos levar a público informações sobre os bastidores dos laboratórios quanto ao avanço dos trabalhos de pesquisa, bem como jamais patrocinarão uma arrancada agressiva contra a morosidade e descaso dos pesquisadores.

“Prefiro ser turista de células-tronco no exterior, que ver o nome de meu filho em estatísticas de morte nos prontuários de hospitais brasileiros.” (Daniel MM)

Leia aqui as verdades sobre células-tronco e um desabafo de um pesquisador brasileiro. 
http://www.distrofiamuscular.net/


Texto e Fotos Daniel MM

3 comentários:

  1. Concerteza alguns cientistas passam por dificuldades e ralam mais do que podem.

    Em compensação, outros cientistas estão mais preocupados em aparecer na mídia, uma pessoa que chama de turista quem vai atrás de cura, esse cientista pode estar com despeito de alguém estar fazendo um trabalho melhor que o dele. Acho que se fosse médico ele seria daqueles que recusa um paciente em uma emergência, como tem acontecido muito no Brasil, são profissionais cada vez mais mesquinhos e insensíveis.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Ainda bem que alguns (raros) brasileiros têm a vontade, capacidade e coragem de se manisfestar publicamente! Neste caso, em especial, no qual estão envolvidos pessoas com doenças e embora os cientistas desta parte do mundo não estejam dispostos a admitir, já podem ser curadas sim, através do tratamento com células tronco. Digam o que disserem, louvados sejam aqueles que saem em busca de médicos e cientistas sérios, onde quer que eles estejam e trazem consigo esperança para ser dividida com todos que necessitam.

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel,venho há alguns dias lendo suas publ, parabéns pela luta, vcs são especiais.
    E concordo total com seus comentários, só nós podemos defender nossos filhos, se não lutarmos por eles, quem irão? Não consegui achar um contato de e-mail com vcs, Vc poderia me enviar, preciso de mais informações, ajuda, pois minha filha está com 1 ano e 5 meses, e é portadora da S. AEP tipo I, e queremos leva-la para china, se há uma chance não podemos ficar parados, estamos lutando para isso. meu e-mail gislaineofb@hotmail.com. aguardo contato.
    até..

    ResponderExcluir

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.