25 março 2011

Vacina feita com gene sintético protege contra a pneumonia mortal


Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine da Yeshiva University desenvolveram uma vacina experimental que parece proteger contra uma comum e particularmente letal de pneumonia pneumocócica. Detalhes da nova vacina, que foi testado em um modelo animal, são relatados em um artigo publicado hoje no Journal of Infectious Diseases

A pneumonia pneumocócica pode ocorrer quando os pulmões estão infectados com a espécie bacteriana Streptococcus pneumoniae (também conhecido como pneumococo). "Como muitos micróbios que causam a pneumonia, o pneumococo é transmitido de pessoa para pessoa através da tosse ou espirro", disse a investigadora principal Anne Pirofski Liise professora de medicina de microbiologia e imunologia e Dr. Jacques Mitrani Presidente em Biomédica Investigação. Os sintomas incluem tosse, febre, falta de ar e dor no peito.

A Fundação Nacional de Doenças Infecciosas afirma que 175.000 pessoas estão internadas com pneumonia pneumocócica nos Estados Unidos a cada ano. Além da pneumonia, o pneumococo causa 34.500 infecções da corrente sanguínea e 2.200 casos de meningite por ano. É responsável por mais mortes nos Estados Unidos - 4.800 por ano - do que qualquer imuno-preveníveis que outra doença. Isto coloca um problema particular no mundo em desenvolvimento, onde se estima que causam mais de um milhão de mortes infantis a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Uma vacina pediátrica reduziu drasticamente a incidência de doença pneumocócica em crianças e adultos, tanto pela proteção das crianças vacinadas como pela redução da transmissão de pessoa a pessoa pela bactéria para outras pessoas - um fenômeno conhecido como imunidade de rebanho.

"A vacina pediátrica é uma grande vitória para a medicina moderna, mas não abrange todas as cepas de pneumococos causadores de doenças - algumas das quais surgiram recentemente e são muito virulentos," disse o Dr. Pirofski. "Esse problema, aliado ao fato de que a imunidade do rebanho não protege pacientes imuno-comprometidos tão eficazmente como as pessoas com imunidade normal, levou-nos a olhar para uma vacina melhor".

Os pesquisadores se concentraram em desenvolver uma vacina contra o sorotipo 3 - uma cepa de pneumococo que não foi incluído na vacina pediátrica utilizado durante a última década e que tem emergido como causa de pneumonia grave em adultos e crianças. Sorotipo 3 pode provocar inflamação tão avassaladora que pode resultar em doença muito grave ou mesmo morte.

O objetivo deste estudo foi produzir uma vacina constituída por um vivo, versão atenuada (enfraquecida) do S. pneumoniae sorotipo 3. Para criar sua vacina, os investigadores centraram-se sobre o sorotipo 3 do gene que codifica para pneumolisina, uma toxina produzida por todas as cepas de pneumococo. Os pesquisadores substituíram este gene com uma versão sintética que esperavam reduzir a quantidade de toxina produzida.

"Nossa idéia era criar uma vacina viva, que estimulam o sistema imunológico o suficiente para afastar a doença, mas não conduziria à resposta inflamatória danificando seriamente que esta cepa pode causar", disse o autor J. Robert Coleman, Ph.D. , um pós-doutorado em microbiologia e imunologia em Einstein.

"A novidade desta abordagem reside no fato de que a expressão do gene seria reduzida, mas não eliminada," o Dr. Coleman acrescentou. "Tentativas anteriores de regulação genética da virulência invocado nocauteando os genes, o que elimina completamente a sua expressão".A modificação do gene pneumolisina na seroptype 3 bactérias resultou em menos pneumolisina toxina produzida in vitro.

Quando os ratos foram injetados com atenuada ou não atenuada sorotipo 3 bactérias, camundongos que receberam a cepa atenuada desenvolveu uma resposta inflamatória mais fraca do que foi observado nos camundongos que receberam a cepa não atenuada sorotipo 3. O mais importante, um dos cinco ratos injetados com a cepa atenuada, quatro sobreviveram a um desafio posterior da virulentas sorotipo 3 não atenuada, situação que foi letal em cinco de cinco, não vacinados.

Este método de reduzir a expressão do gene tinha sido usado por patógenos virais, mas essa é a primeira vez que a customização gene controlada, com sucesso de virulência em bactérias. Os resultados do estudo pode potencialmente levar a vacinas pneumocócicas com base nas cepas enfraquecida, e os investigadores de Einstein estão investigando agora se pode reduzir a expressão de outros genes associados com a virulência do pneumococo.

Esta pesquisa foi financiada pelos Institutos Nacionais da Saúde e do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas.

Fonte Newswise - fevereiro de 2011 – Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.