09 agosto 2010

Doação de Medula Óssea, um gesto de amor.


A medula óssea é a matriz do sangue e localiza-se na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.


Necessitam pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas.


Podem doar pessoas com bom estado de saúde entre 18 e 55 anos.
O paciente tem 25% de chances de encontrar um doador compatível entre irmãos. A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no Registro Nacional de Doadores.

O REDOME – Registro de Doadores de Medula Óssea – é um banco de dados onde ficam os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande numero de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compatível. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura. Se houver compatibilidade o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para certificar seu bom estado de saúde.

Existem duas formas de doar a medula:
- Punção direta da medula óssea. É realizada com agulha, na região da nádega, de onde se retira uma quantidade de medula equivalente a uma bolsa de sangue. O procedimento dura 40 minutos e é feito com anestesia. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa no dia seguinte.


- Punção da veia. A coleta é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células-mãe, essas migram da medula para as veias e são filtradas, processo que dura em média 4 horas, até que se obtenha a quantidade adequada de células. O efeito colateral do medicamento é que provoca dores leves no corpo, como as de uma gripe. Os riscos para o doador são mínimos.


O paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.
Muitas pessoas confundem a medula óssea com a medula espinhal e acham que ao doar a medula óssea podem ficar paralíticas. Medula óssea e medula espinhal são coisas diferentes. A medula espinhal fica no interior da coluna vertebral e nada tem a ver com a medula óssea que é o tutano do osso.


(Fotos ilustrativas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.